sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Gerindo a Ponte 25 de Abril

A Questão 3 sobre a gestão do trânsito na Ponte 25 de Abril já foi respondida e temos estado em debate sobre o assunto.


Confesso que não sei se há consenso sobre a solução para o problema mas parece-me que não.


Fica aqui o desafio de começarmos a resolver o problema por fases. Respondendo à pergunta do gráfico: o que acontecia se a portagem subisse? É preciso desenhar a nova restrição orçamental (como ficam as inclinações) e a nova escolha para - já sabem - preferências constantes.
Espero respostas.


1 comentário:

Valter Marques disse...

ao aumentar o preco da portagem o que iria suceder era uma reducao do numero de automoveis privados na ponte 25 de abril, isto se as outras variaveis se mantivessem constantes. a variavel que esta relacionada com o maior ou menor numero de carros particulares na ponte sao os bens complementares e os bens substitutos deste meio de transporte. como bem complementar temos o preco da gasolina como bem substituto temos os transportes publicos, barco, autocarro, comboio. se o preco destes transportes publicos se mantivesse constante o natural seria que a populacao da outra margem do Tejo viesse a obtar por utilizar os trnsportes publicos, assim iriamos assistir a uma reducao do numero de carros particulares na ponte.