quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Gerindo a ponte 25 de Abril...2

Efeito no equilíbrio de uma variação do preço (novo desenho)
O aumento do preço da portagem faz com que a recta orçamental gire centrada em N deslocando de NM para NM". O novo equilíbrio de tangência é o B", onde há sem dúvida menos transportes privados, mas os transportes públicos pode ser maior ou menor.



Questões:

1 - As curvas de indiferença são convexas em relação à origem. Quando nos deslocamos ao longo da curva para baixo e para a direita - um movimento que implica o aumento da quantidade de uma coisa e a redução de outra - a curva torna-se quase horizontal. A curva de indiferença representa os pontos de combinações de consumo desejados com igual intensidade, logo não se podem cruzar.

2 - Uma redução do rendimento fará deslocar paralelamente a recta orçamental para o interior, causando normalmente uma redução no consumo da ponte mas também nos transportes públicos. A variação do preço de um único bem, mantendo o resto constante, fará com que a recta orçamental sofra uma rotação modificando a sua inclinação. Assim o consumidor atingirá um novo ponto de tangência de máxima satisfação. Na figura apresentada o novo equilíbrio de tangência é B".

Sem comentários: