1.) Existem filas na Ponte 25 de Abril porque a Margem Sul está transformada num gigantesco dormitório e a maioria da população da Margem Sul tem a sua vida profissional em Lisboa.
2.) O significado económico da fila de transito na ponte 25 de Abril, na minha óptica, prende-se com a Curva de Necessidades - Não tem existido um aproveitamento racional dos recursos humanos da Margem Sul, o que provoca os engarrafamentos na ponte. Além disso a ponte é a forma mais simples de chegar a Lisboa, e sendo o consumidor racional é lógico que opte pela ponte.
3.) Para se acabar com as filas de transito penso que há que ter em conta dois príncipios: 1.) Príncipio da Racionalidade - os agentes são racionais e coerentes nas suas escolhas. Ora, se as oportunidades de emprego na Margem Sul fossem tão abundantes como em Lisboa, poderiamos assistir a uma redução do tráfego. 2.) Lei da procura - se forem criadas portagens pouco compensatórias, a população arranjará outras formas de locomoção alternativas! Em complemento poderia aumentar-se o preço do parqueamento em Lisboa, o que tornaria a travessia da ponte uma escolha económica pouco compensatória.
Tiago Lopes
Tiago Lopes
1 comentário:
1. Esse é um facto - dormitório. Mas se existissem mais pontes isso não aconteceia. Logo, há filas porque? ...
2. Curva de Necessidades? O que é?
3. As soluções portagens mais altas e parqueamento mais caro em Lisboa parecem-me boas. Mas tente explicar porquê.
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